Como organizar os serviços fiscais?

Todas as empresas, independente do porte, precisam de uma contabilidade de confiança. Além de cuidar de todas as burocracias exigidas pelo fisco, esse profissional pode ser um parceiro valioso para o sucesso de qualquer negócio. 

Se você já reconheceu a importância de se contratar um bom contador, saiba que isso não é o suficiente. Esse profissional precisa de você para exercer um trabalho de qualidade e gerar com exatidão relatórios e também as guias de impostos a pagar. 

Saiba a seguir o que são os serviços fiscais e como você pode se organizar para ajudar seu contador nessa tarefa. 

O que são serviços fiscais?

Serviços fiscais são todos os procedimentos relacionados às notas fiscais de entradas e saídas que envolvem suas operações. Começam na sua empresa, e terminam na contabilidade, onde de posse desses documentos será feita a escrituração e apuração de tributos incidentes sobre essas operações, e também a entrega de declarações exigidas pelo fisco

Daí a importância de tudo ser organizado e enviado em ordem para a contabilidade: a falta de informações ou o envio de informações incorretas pode gerar multas, fiscalizações e outras penalidades para empresa. 

Como você pode se organizar?

Agora que você já viu o que são e qual a importância dos serviços fiscais, veja como organizar os processos na sua empresa para contribuir com o bom andamento deles:

Registro de transações

Toda operação de venda, prestação de serviços, compra ou contratação de serviços deve ser acobertada por documento fiscal. Só assim a operação terá validade para registro na contabilidade. Por isso é importante emitir notas referentes a todas as operações de saída e sempre exigir dos fornecedores a emissão e envio dos documentos para entrada.  

Emissão das notas fiscais

É Importante que a emissão de notas fiscais aconteça corretamente, pois é sobre essas notas que incidirão a maioria dos impostos. Um bom software pode ajudar nesse processo minimizando as chances de erros e o tempo gasto para a emissão.

Armazenamento dos arquivos

Os arquivos XML de todas as notas fiscais de entrada e saída devem ser armazenados por pelo menos 5 anos. Isso pode significar uma quantidade muito grande de arquivos e é ideal que eles sejam salvos em nuvem.

A maioria dos softwares de emissão de notas já oferece esse serviço, inclusive baixando diretamente pelo certificado digital também os arquivos das notas de compra. Caso não, deve ser feito o armazenamento de forma manual e backup em meios seguros como HD externo, por exemplo, de preferência separados por mês/ano. 

Envio para a contabilidade

Por fim, todos esses documentos devem ser enviados para a contabilidade ao final de cada mês ou com outra periodicidade conforme acordado. Fato é, que se durante todo o mês, todos os serviços fiscais foram organizados conforme as dicas acima, será muito mais fácil atender a contabilidade em tempo hábil. 

Com a implantação de pequenos processos na rotina da empresa, a contabilidade receberá as informações corretas e em tempo hábil, contribuindo para que os serviços fiscais sejam feitos com exatidão. 

Gostou do conteúdo? Aproveite para nos seguir nas redes sociais: estamos no Facebook, LinkedIn e no Instagram

2019 © Todos direitos reservados