Sociedades empresariais: quais são os tipos existentes no Brasil?

Você sabe o que são sociedades empresariais? Conhece as opções da nossa legislação?

Se você pretende ter um sócio, é muito importante entender sobre os modelos existentes, para que assim você esteja assegurado e tenha um desempenho excelente em sua empresa.

Conheça alguns dos modelos de sociedades empresariais mais utilizados:

Sociedades Empresariais Simples

As Sociedades Empresariais Simples, são voltadas para trabalhadores que prestam algum tipo de serviço. Geralmente, fazem parte deste setor aqueles que exercem funções de cunho intelectual, tendo como espécie a natureza científica, literária ou artística.

Profissões que costumam aderir a esta metodologia:

– Advogados;

– Médico;

– Contadores;

– Entre outros.

Sociedades Empresariais Limitadas

Este modelo de sociedade, é muito utilizado no Brasil. Ele consiste em um tipo de associação que estabelece normas com base no valor investido por cada associado.

Empresários conversando sobre sociedades empresariais

Geralmente constitui-se por dois ou mais sócios – ou até por outra empresa – sendo que cada um deles é responsável pelo percentual de capital social investido. Um destes sócios, será o representante legal da empresa, e esta informação ficará descrita no Contrato Social da empresa.

Este tipo de segmento, precisa conter em seu nome a sigla “Ltda”, que quer dizer “limitada”, para a composição da razão social.

Sociedade Limitada Unipessoal

Embora difere-se em alguns aspectos, esta sociedade é muito semelhante com as características da EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

A principal diferença entre as duas, é que enquanto na Empresa Individual de Responsabilidade Limitada é preciso ser aberta com um mínimo de 100 salários mínimos, na Sociedade Limitada Unipessoal não se faz necessário.

Curiosamente, este tipo de sociedade pode ser constituído apenas por uma única pessoa, e mantém a característica de “limitada”, que é justamente o fato que protege o patrimônio particular do sócio.

Sociedades Empresariais em Nome Coletivo

Diferentemente das sociedades empresariais limitadas, este modelo de negócio significa que os sócios são solidários, ou seja, respondem ilimitadamente pelas dívidas da empresa.

O que também significa, que as dívidas da empresa podem atingir o patrimônio pessoal dos sócios, sendo uma sociedade que só pode ser constituída por pessoas físicas, segundo o artigo 1039 do Código Civil (CC).

Empresários conversando sobre sociedades empresariais

A empresa não poderá ser administrada por terceiros, porém, em sua constituição, seus sócios podem limitar as atividades entre si.

Regulamentando a sociedade

Cada modelo dentre as sociedades empresariais possui sua peculiaridade. Isso porque não citamos ainda as demais, que são:

– Sociedade Comandita por Ações;

– Sociedades Empresariais Anônimas;

– Sociedades Empresariais Cooperativas;

– Sociedades Empresariais Cooperativas Singulares;

– Sociedades Empresariais Cooperativas Centrais;

– Confederações de cooperativas;

– Sociedade em Conta de Participação;

– Sociedade de Advogados.

Portanto, muitas vezes o empreendedor se perde em meio a tantas informações. O ideal mesmo é contar com um contador, que é um profissional experiente neste ramo, e que irá te auxiliar em diversas frentes, como esta regulamentação das sociedades empresariais.

Não perca tempo, conte com a nossa equipe!

2019 © Todos direitos reservados