Obrigações fiscais: você sabe quais são estas?

Toda empresa deve estar devidamente regularizada e em dia com suas obrigações fiscais para evitar problemas com as leis impostas pelo governo. Dessa forma, sua empresa se mantém dentro da legislação e não coloca em risco as suas atividades caso ocorra uma fiscalização.

E o que são as obrigações fiscais?

As obrigações fiscais se referem as questões relacionadas ao pagamento de impostos. Ao cumprir essas obrigações, você mantém sua empresa em regularidade ao Fisco. Então jamais descuide deste assunto! Inegavelmente, isso é essencial para que sua empresa não tenha problemas.

Antes de tudo, vamos conferir com detalhes quais são as obrigações fiscais da sua empresa. Sabia que apesar de estarem há muito tempo no mercado, muitos empresários entretanto não sabem o que deveriam sobre este assunto? Isso porque imaginam que todo o processo de legalização é finalizado depois que o CNPJ é emitido.

Emissão de notas fiscais:

Todas as empresas precisam emitir a nota fiscal tanto para a comercialização de algum produto quanto para a prestação de serviços. Primeiramente, se você está pensando em abrir um empreendimento ou simplesmente gostaria de trabalhar de forma legalizada, atente-se a isso!

Empreendedor com vontade de saber quais são as obrigações fiscais de sua empresa

Mas, fiquem atentos a essa exceção: o MEI (Microempreendedor Individual), que não são obrigados a emitir nota fiscal pela lei, mas não devem deixar sua empresa irregular. Mas sobre o que mais este assunto diz à respeito?

Pagamento de tributos: 

Dentre os principais tributos que precisam ser pagos estão o COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social); ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços); IRPJ (Imposto de Renda Para Pessoa Jurídica); ICMS (Impostos Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e outros.

IRPJ – Imposto de Renda para Pessoa Jurídica.

É um tributo que incide diretamente sobre a arrecadação das empresas. Ele é recolhido pela Receita Federal e tem diferentes tipos de tributação: lucro real, lucro presumido, lucro arbitrado. Devido a ter um nome similar, este tributo é facilmente confundido com o IRRF. Todavia, eles não possuem o mesmo significado!

IRRF – Imposto de Renda Retido na Fonte (também conhecido como IRF)

É uma obrigação tributária principal na qual a PJ ou equiparada deve reter do beneficiário da renda o imposto correspondente de acordo com os termos estabelecidos pelo Regulamento do Imposto de Renda.

DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte.

Serve para que as empresas informem à Receita sobre a retenção e a identificação do beneficiário. Assim como em todas as outras declarações obrigatórias, o atraso ou a ausência do envio repercutem na aplicação de multas.

Declaração de inativa

Uma empresa inativa também tem obrigações contábeis, fiscais e previdenciárias a cumprir. Empresas que tributam pelo Lucro Presumido, por exemplo, mas que não realizam operações ou não tiveram faturamento estão obrigadas a entregar a Declaração de Inativa. Ela deve ser enviada anualmente e o seu atraso ou falta de envio resulta em multa.

Mantenha as obrigações ficais em dia

Todas as empresas têm além das obrigações fiscais, uma série de outros deveres para que não corram riscos diante da fiscalização. Contar com o auxílio de um contador é fundamental para a organização da sua empresa e para que ela não se perca nos documentos e prazos que precisa cumprir.

Tenha profissionais de confiança nesse processo

Afinal, o que ainda falta para você ser visto (a) com mais profissionalismo? Conte com os profissionais da Contábil Jaguaré para manter em ordem as suas obrigações fiscais. Nossos contadores vão te ajudar a manter em ordem seus documentos, otimizar o seu tempo e desburocratizar os processos, cumprindo com as suas obrigações fiscais com mais praticidade e agilidade.

Dupla de empreendedores realizando pesquisa sobre o que são obrigações fiscais

A nossa equipe de contadores é treinada e capacitada para que você não tenha mais dores de cabeça com as obrigações fiscais da sua empresa, além disso, você conta com um atendimento personalizado para tirar todas as suas dúvidas. Vai ficar para trás e perder vendas por não ter uma empresa legalizada?

Não perca tempo e solicite um orçamento para nosso time agora mesmo!

Gostou do conteúdo acima? Acompanhe nosso escritório nas redes sociais: estamos no FacebookInstagram LinkedIn.

2019 © Todos direitos reservados