Acompanhar e analisar a lucratividade da sua empresa é um passo importante em busca do sucesso. Porém, muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre como calcular a margem de lucro e ver seus resultados.
As margens que você emprega em seu negócio está te dando lucro?
Entretanto, será que você está fazendo o cálculo e a análise da sua margem de lucro corretamente? Então o que ainda falta para saber o que realmente você ganha por mês?
Essas são perguntas frequentes quando se trata de margem de lucro, e hoje, nesse artigo vamos explicar para que você entenda o que é e como calcular corretamente.
Para que você não tenha dúvidas, vamos falar primeiramente o que é margem de lucro e porque você precisa compreender isso.
A margem de lucro é a diferença entre o faturamento que sua empresa obtém com as vendas de um produto ou serviço e os custos para a execução do trabalho. Isso sempre é definido posteriormente de um tempo.
Portanto, margem de lucro, nada mais é que a porcentagem do resultado da subtração das despesas e dos custos do preço do produto ou serviço, em relação a esse preço. De forma resumida, a fórmula para você calcular sua margem é:
Lucro bruto = receitas totais – custos
A porcentagem do resultado da subtração das despesas e dos custos do preço do produto ou serviço, em relação a esse preço. A margem de lucro é um dos indicadores financeiros mais utilizados pelas empresas, geralmente, é o indicador da margem de lucro quem fica responsável por avaliar a saúde financeira de uma empresa.
Analogamente, veja essa comparação para que você não tenha dúvidas entre o lucro e a margem de lucro. Se no lucro fazemos o cálculo de diferença entre o faturamento obtido a partir das vendas de um determinado produto ou serviço mais os custos que teve para sua execução, a margem de lucro refere-se ao valor obtido do lucro bruto e da receita total.
Nesse pilar você deverá incluir principalmente todos os custos envolvidos na elaboração dos serviços e produtos que serão disponibilizados em sua empresa. Sobretudo, é preciso incluir valores como impostos e todos os gastos envolvidos nessa produção.
A etapa de precificação é uma das mais importantes, e muitas empresas ainda têm dúvidas sobre a forma correta de precificar os seus serviços e produtos. Aqui você também deve analisar os valores praticados pela concorrência e no valor da hora gasta pelos colaboradores na execução das atividades, e da confecção de seus produtos e serviços.
Ademais e por último, mas não menos importante, o lucro diz respeito a todo retorno obtido por meio da comercialização dos seus serviços.
Colocando o cálculo em prática
Toda via, quando você enfim entender isso, vai utilizar uma fórmula simples: Divida o lucro pela receita total e multiplique o resultado por 100. Para que você entenda melhor, veja esse exemplo:
Uma empresa faturou R$ 20 mil em um mês e teve custos de R$ 13 mil no mesmo período. Entretanto, estes não foram os lucros do empreendimento dentro deste período.
Receita total: R$ 20.000
Custos: R$ 13.000
Lucro: R$ 20.000 – R$ 13.000 = R$
7.000
Margem de lucro: R$ 7.000/R$ 20.000 =
0.35 x 100 = 35%
Pelos cálculos, podemos ver que a margem de lucro da empresa foi de 35%.
Esse é, portanto, o número que o empresário deve apresentar a um investidor ou banco, quando for questionado sobre a lucratividade da sua empresa. Nesses casos, informar apenas o lucro em reais, é insuficiente, por não dar uma dimensão tão precisa do cenário da empresa.
Se tiver dificuldades para calcular essas margens, vale a pena conversar com os nossos contadores, entre em contato agora mesmo! A princípio, muitos empreendedores possuem certa dificuldade neste assuntos e a melhor coisa a se fazer é entrar em contato com um escritório de contabilidade.
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