Entenda como o Departamento Pessoal contribui com a contabilidade

A troca de informações entre o departamento pessoal de uma empresa e o escritório de contabilidade é fundamental para que ambos os setores desempenhem bem as suas tarefas. Por isso, é importante que exista uma comunicação clara, evitando ruídos, para que erros não ocorram.

Para que você entenda a necessidade de sinergia entre esses dois departamentos da empresa, publicamos este artigo. Leia e entenda!

Afinal, o que faz o Departamento Pessoal?

Algumas empresas ainda confundem as funções do Departamento Pessoal (DP), do setor de Recursos Humanos (RH) e do setor de contabilidade. Isso é natural, já que nem todos os empreendimentos contam com os três departamentos.

De maneira resumida, podemos afirmar que o objetivo do RH é administrar e potencializar o capital humano de uma empresa. O profissional de RH estuda um conjunto de técnicas para aperfeiçoar a contratação e a manutenção dos colaboradores.

Já o Departamento Pessoal cuida de todas as questões burocráticas relacionadas aos funcionários, como a folha de pagamento, férias, acerto etc. Dependendo do porte da empresa, alguns desses setores podem não existir. O mais comum é que um escritório de contabilidade assuma as tarefas do DP.

Como aperfeiçoar o Departamento Pessoal?

1. Melhore a comunicação

O primeiro cuidado que o DP deve ter é de se comunicar corretamente com o RH. Falhas entre os dois setores criam um efeito dominó que prejudicará a contabilidade, atrasando o seu fluxo de trabalho.

2. Adote um sistema de gestão de dados

Ademais, o Departamento Pessoal deve priorizar um sistema de organização, gestão e armazenamento dos dados dos funcionários. Dessa forma, essas informações estarão sempre à disposição quando forem necessárias.

A falta de cuidados com esses registros pode fazer com que o escritório contábil cometa erros, gerando atrasos na entrega de declarações ou prejudicando o colaborador, em caso de necessidades trabalhistas. Tudo isso pode gerar multas à empresa.

3. Monitore a qualidade dos processos

Avalie a qualidade do trabalho interno, estando disposto a mudar ou a aperfeiçoar algo, caso note que o modelo de trabalho adotado não está atingindo o resultado almejado.

4. Treine os profissionais do DP

A gestão de informações sempre é impactada com novidades tecnológicas. A mais recente é a chagada do eSocial. Por isso, dedique um tempo treinando a sua equipe para que eles compreendam as novas ferramentas e consigam desempenhar as suas tarefas com a menor incidência de dúvidas possível.

Como vimos, o Departamento Pessoal precisa trabalhar de maneira harmônica com os outros setores da empresa. Todos ganham com essa postura.

Gostou deste artigo? Então, curta nossa página no Facebook para não perder nosso próximo post!

2019 © Todos direitos reservados