Como fazer um controle para os seus gastos

A boa saúde financeira de qualquer empresa depende de muitos fatores estratégicos e operacionais. Tão importante quanto otimizar o fluxo de caixa e manter o capital de giro em um nível seguro, a busca constante pelo controle eficaz de despesas faz parte de uma ação que os gestores devem ter sempre em pauta.

É uma das ferramentas de gestão financeira que, se executada corretamente, certamente pode permitir que uma empresa atinja seus objetivos de melhoria de desempenho e lucratividade.

Neste artigo, entenderemos melhor a importância do controle para os seus gastos e quais ações estratégicas as MPMEs devem adotar para reduzir efetivamente as despesas. Aproveite e entre em contato com Contabilidade em jaguaré.

Controle para os seus gastos: O que?

O controle para os seus gastos é um dos principais elementos que compõem o planejamento financeiro de uma empresa. Trata-se de analisar as despesas incorridas durante um período específico para entender melhor a natureza de cada item.

Dessa forma, formas de redução de custos podem ser identificadas e, se possível, até mesmo eliminadas. Vale ressaltar que o controle eficaz de custos traz uma série de benefícios para a empresa.

Dentre eles, vale destacar que:

Separe as contas Física e da Jurídica

Essa é a regra de ouro de qualquer negócio voltado para o sucesso. Ofuscar as contas é um grande erro grave que inevitavelmente colocará a empresa em sérios problemas financeiros.

Isso acontece porque as despesas são confusas e é difícil saber se o lançamento a débito se refere a uma despesa pessoal ou está relacionado a uma atividade da empresa apenas analisando o extrato bancário.

Dessa forma, é impossível determinar como cada despesa afeta negativamente os resultados financeiros e como a situação pode ser melhorada.

os resultados financeiros e como a situação pode ser melhorada.

Empresário trabalhando com contas

Defina os processos

A redução de custos para atingir um modelo de alta eficiência requer o envolvimento direto dos gestores em todas as áreas da empresa, bem como a colaboração dos colaboradores.

Para tanto, é necessário desenvolver processos organizacionais e operacionais que tenham como foco a economia contínua e o controle para os seus gastos, mas sem comprometer as atividades operacionais da empresa.

Classifique as suas despesas

Com esse aviso inicial fora do caminho, é hora de mergulhar fundo nos tipos de cada despesa que drena os ativos de uma empresa.

O ideal é começar pelo básico, separar as taxas fixas das variáveis ​​e examinar quais delas podem reduzir o valor ou até mesmo eliminá-las individualmente.

Este é um caso de entender como reduzir as contas de consumo, se você pode trabalhar com os credores para reduzir os juros das parcelas de dívidas que estão sendo pagas, renegociar valores e prazos de pagamento com fornecedores, consultar contadores para ver se há formas de otimizar os pagamentos de impostos, e outros representantes para melhorar as medidas alternativas de rentabilidade.

Lembre-se que cada parte da empresa pode e deve contribuir para a redução de custos.

Controle para os seus gastos: Fortifique a sua capital de giro

Nos meses em que as saídas de valor superam as entradas, os recursos que asseguram as operações da empresa devem ter total prioridade.

Nesse sentido, o controle rígido das despesas ajuda a fornecer “caixa” de capital de giro que garante a continuidade das atividades da empresa sem comprometer os negócios com os clientes.

Da mesma forma, as datas de entrada e saída de recursos devem ser otimizadas para manter o período de déficit o mais curto possível.

2019 © Todos direitos reservados