Cair na malha fina é uma expressão conhecida, principalmente no mundo do empreendedorismo. Ela não é atribuída a uma situação muito boa ou confortável.
Se você realizou sua declaração de imposto de renda de forma correta, você não terá este problema. Entretanto, se sua restituição do imposto ainda não caiu na sua conta, você pode ter caído na malha fina.
E isso pode acontecer com pessoas jurídicas e físicas, se você não entende do assunto, explicaremos um pouco sobre isso para te deixar por dentro e finalmente ficar de bem com o leão. Veja:
Quando os órgãos públicos cruzam dados e encontram divergências ou inconsistência de dados, sobre empresas, trabalhadores, médicos, outros prestadores de serviço, você não recebe sua reconstituição.
Isso, basicamente, é estar na malha fina. Mas mantenha a calma, muitas vezes este problema é identificado por um erro na sua declaração que você deixou passar, por isso é tão importante contar com um profissional contábil neste momento.
O andamento da sua declaração de imposto de renda pode ser consultado no site da Receita Federal, basta ir no atendimento virtual, na parte chamado de e-CAC.
Para ter um código de acesso, forneça o seu CPF, data de nascimento e digite um código gerado pelo computador. Lá você consulta suas declarações, dos anos anteriores e do atual.
Certifique-se sobre a situação e possíveis erros que existam, para ter certeza que está tudo nos conformes. Se houver algum erro, a correção do problema da malha fina pode ser feita facilmente pelo sistema, por meio de uma retificação da declaração.
Se você não costuma acessar o sistema e não tem o consentimento de que está na malha fina, você pode ser convocado pelo órgão responsável a prestar esclarecimentos. Essa notificação costuma ser feita por correio. Você recebe uma carta avisando que está irregular.
Se isso chegar a acontecer, você terá que ir pessoalmente a um posto de atendimento, porque automaticamente perdeu o direito de fazer a retificação virtualmente.
A outra opção é nomear um procurador que possa resolver este problema para você diretamente com a Receita Federal. O melhor a se fazer é se antecipar a uma notificação e tentar resolver a situação o mais rápido que puder.
Sim, você pode evitar cair na malha fina. Como comentamos, muitas vezes isso pode ocorrer por falta de informação ou erros na hora de fazer sua declaração.
Portanto, para evitar este mal, que fará você perder o seu tempo e ter uma dor de cabeça desnecessária, é altamente recomendável pedir auxílio de um profissional.
Tanto na hora de realizar sua Declaração de Imposto de Renda, quanto para corrigir dados, recomendamos o trabalho de um contador.
Este, conhecendo e entendendo todas as normas e regularizações, irá te ajudar a desviar deste problema e até mesmo concerta-lo (antes da fase em que a situação se complica, como explicamos anteriormente).
A Contábil Jaguaré possui muito cases de sucesso, buscamos cada dia mais atribuir valor ao nosso trabalho. Atuamos no mercado desde 1966, nos tornamos tradição ao longo dos anos, e apesar de estarmos no mercado há muito tempo, sempre buscamos formas de inovar em nossos métodos, entregando as melhores soluções para sua empresa, ou até para você, pessoa física!
Entre em contato conosco agora mesmo! Venha fazer seu empreendimento crescer!
Falamos mais sobre tributos e imposto de renda em nossas redes sociais: não deixe de nos acompanhar no Facebook, Instagram e LinkedIn.
2019 © Todos direitos reservados