Passo a passo como pagar o INSS

Doar para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um procedimento importante para os profissionais receberem benefícios sociais no Brasil, por isso vale a pena aprender mais sobre como pagar o INSS você mesmo, se quiser.

Enquanto muitos não acham esses valores atrativos para aposentadoria ou até licença saúde, além de ser um procedimento obrigatório, é uma garantia de um valor que vale a pena pagar todo mês.

A Previdência Social oferece benefícios aos trabalhadores, mas ao mesmo tempo é considerado fraude fiscal quando não paga – então você tem que ficar em dia.

Todos os profissionais que optam por viver sem carteira assinada – empresários, autônomos, libertários – precisam recolher o valor devido ao INSS, é simples para isso é Contabilidade em jaguaré.

E não é uma contribuição voluntária – a falta de pagamento desse imposto é considerada evasão fiscal.

Como pagar o INSS: possível pagar

Sim, você pode pagar seu próprio INSS, emitir sua guia e pagar ao erário. Ao fazer essa contribuição obrigatória, os profissionais podem receber coberturas como licença médica e podem se aposentar pontualmente.

Como veremos adiante, como pagar o INSS de diversas formas, dada a situação do contribuinte. Quem não trabalha para nenhuma pessoa jurídica tem direito a pagar um percentual diferente daquele que já recebe um valor com desconto por tais pagamentos.

Contando despesas

1. Melhores formas para arrecadar

Esse é um dos principais pontos de discussão quando um profissional precisa ter certeza de que está trabalhando por conta própria, contratado por uma empresa (CLT) com carteira assinada ou constituindo uma empresa de prestação de serviços.

A Calculadora de Salário CLT x PJ é uma ferramenta que criamos para te ajudar a tirar suas dúvidas de uma vez por todas: aqui é mostrado claramente o valor do imposto pago em cada caso e o INSS também é coberto.

Embora ainda existam alguns profissionais que têm medo de abrir uma empresa e organizar seu trabalho contábil por meio do CNPJ, a grande maioria já percebeu as vantagens de trabalhar como pessoa jurídica – e em muitos casos, a precificação será melhor.

2. Pagamento do Guia do INSS

O documento pode ser preenchido com caneta, em formulário vendido em papelarias e similares, ou postado diretamente no site do INSS. As Diretrizes da Previdência Social (GPS) podem ser pagas mensalmente ou trimestralmente.

As etapas de distribuição são as seguintes:

3. Como pagar o INSS: Tipos de contribuições

Se você ainda não tem um negócio e deseja manter seus pagamentos pessoais, pode escolher o Plano Regular ou o Plano Simplificado. Como o nome indica, ao escolher a versão simplificada, você paga menos, mas seus benefícios também são mais simplificados.

No plano regular, a contribuição é de 20% do salário. A contribuição mínima é baseada no valor do salário mínimo, atualmente de R$ 1.212, sendo o máximo determinado pelo teto do INSS, que é de R$ 7.087,22.

A regra também permite redução de 45% nas mensalidades para autônomos que atendem pessoas jurídicas, uma vez que as empresas devem cobrar 11% do INSS como fonte de pagamento.

O tempo ativo que Como pagar o INSS neste plano conta como tempo de serviço, o que permite que você se aposente com base nisso, não apenas por idade.

Embora no plano simplificado a contribuição seja de apenas 11% do salário mínimo, somente os profissionais que não trabalham na empresa e não possuem vínculo empregatício com a pessoa jurídica podem optar por esta opção.

Pelo valor mais baixo, esse modelo também não permite aposentadoria por tempo de serviço: os profissionais só têm direito aos benefícios quando atingem a idade prescrita. Independentemente disso, esse pagamento reduzido ainda protege você em caso de doença e invalidez e mantém sua família com direito a benefícios por morte.

2019 © Todos direitos reservados