O MEI (Microempreendedor Individual) é um programa que tem ajudado milhões de empreendedores a saírem da informalidade, porém, existem algumas regras que podem permanecer nos termos do MEI ou para migração do MEI para o ME.
Caso o faturamento de uma empresa ultrapasse o seu faturamento, ou suas atividades sejam excluídas das atividades que podem continuar como microempreendedor individual, ela terá que fazer a migração do MEI para o ME.
Os empreendedores podem ter que abrir mão do micro empreendedorismo individual por algum motivo, no artigo de hoje vamos te ensinar como mudar seu MEI para ME e com a gente do Contabilidade em jaguaré você pode fazer.
O microempreendedor individual é um modelo de negócio que oferece múltiplos benefícios ao empreendedor, porém, como já mencionamos, existem algumas regras reservadas como MEI ou migração do MEI para o ME.
Uma delas é o faturamento, caso o empresário consiga mais do que o valor permitido pelo MEI (R$ 81.000 por ano), ele terá que migrar para o ME e em alguns casos até para EPP (pequena empresa), depende do faturamento.
Outra situação em que um MEI deve migrar para uma microempresa é quando um microempreendedor individual não tem mais permissão para sua atividade, deve migrar para o ME caso as regras do MEI sejam atualizadas e a atividade seja excluída.
Siga as etapas que mostraremos abaixo para ver como migração do MEI para o ME:
Solicitar desclassificação no Portal do Simples Nacional
O processo de solicitação de migração do seu MEI para Microempresa inicia-se no Portal do Simples Nacional, onde deve ser solicitada a desclassificação da primeira categoria.
Notifique a Junta Comercial do Estado
Após solicitar a remoção de sua qualificação para MEI, é necessário comunicar a alteração à Comissão de Comércio do seu estado.
Para realizar este processo, serão necessários os seguintes arquivos:
Inscreva-se para pedir ao Presidente da Junta Comercial para desqualificar sua empresa.
Atualize os dados de registro de empresas com a Comissão de Comércio e outras agências locais.
Quando o MEI percebeu que o negócio estava crescendo e precisava se adaptar, começou a estudar a possibilidade de se tornar um ME. Geralmente, existem várias razões para isso:
De qualquer forma, o MEI deverá solicitar a inelegibilidade como MEI no Portal do Simples Nacional no site da Receita Federal do Brasil.
Mudar de empresa ou migração do MEI para o ME no Brasil envolve passar por várias etapas e diferentes órgãos públicos, e o processo de migração de MEI para ME leva em média de 10 a 25 dias úteis.
Sim, o processo de transformação de uma empresa ME em uma microempresa é possível. No entanto, fazer a transição corretamente requer a presença de um contador.
Para fazer uma encomenda, basta visitar o site do IRS e clicar em “Todos os Serviços”. No menu “Serviços Disponíveis”, selecione a opção “Solicitação de Quadro SIMEI” e, em seguida, “Código de Acesso”. Se sua empresa for limitada, pode ser necessário transformá-la em uma empresa individual e depois migrar para o MEI. A migração da microempresa para o MEI foi concluída em 48 horas.
2019 © Todos direitos reservados