Passo a passo de como abrir uma loja de sapatos

Afinal, roupas e sapatos transmitem informações importantes sobre as pessoas.

Como resultado, negócios como lojas associadas ao mercado de vestuário tendem a crescer e se manter bem no mercado.

Uma das possibilidades para o setor são os calçados, que está forte na estatística de “bons negócios”.

Isso porque além de ser uma necessidade básica de vestuário, os sapatos também são algo que muitas pessoas desejam.

Nesse caso, como abrir uma loja de sapatos ser uma boa opção, seja uma loja simples de calçados do dia a dia, ou uma loja especializada em calçados infantis ou festas, siga este artigo para ver como iniciar uma loja de sapatos ou Contabilidade em jaguaré.

Como abrir uma loja de sapatos: mercado Brasil de calçados

De acordo com o relatório anual de 2017 da Abicalçados – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, o mercado nacional produziu mais de 909 milhões de pares de calçados e gerou mais de 300 mil empregos diretos.

Além de abastecer o mercado interno, esses calçados também são exportados para mais de 160 países, gerando um lucro de US$ 1,09 bilhão somente com as exportações.

Após a grande crise econômica vivida pelo Brasil em 2016 também ter afetado o mercado calçadista, o setor teve uma boa recuperação em 2017, acompanhada de um crescimento de 1,2%, 9,3 milhões de pares de calçados foram produzidos e vendidos no país.

De toda essa produção e comércio interno, acredita-se que aproximadamente 780 milhões de pares de calçados sejam consumidos anualmente pelo mercado varejista nacional, ou seja, esta é uma área muito promissora para quem quer investir e abrir uma sapataria.

Conjunto de roupas coloridas femininas nas prateleiras com sapatos na loja de roupas nova boutique moderna

Planejamento

Como abrir uma loja de sapatos, todo negócio de sucesso tem uma coisa em comum: planejamento cuidadoso.

Então, antes de começar a gastar dinheiro para abrir uma sapataria, coloque todos os pontos no papel e avalie-os cuidadosamente.

Também é interessante que você estabeleça metas para cumprir prazos, defina quais ações são necessárias para atingir esses objetivos e o valor a ser investido.

Escolha uma boa Localização

Ter uma boa localização física é fundamental para o sucesso, mas tome cuidado, pois investir em aluguéis muito caros pode ser perigoso, assim como abrir uma sapataria em uma área remota não é recomendado.

Por isso, percorra todas as possibilidades e procure locais onde seu público-alvo se espalhe com frequência.

Segundo estudo do Sebrae, o melhor tipo de ponto comercial para uma sapataria é uma loja de rua, localizada em um bairro comercial, principalmente de esquina, Endereços em frente às praças, no início ou no final da rua com largura grande, também são valorizados.

Importante, além de escolher o local certo para o tamanho e localização do seu negócio, você também pode escolher um espaço que tenha estacionamento próprio, ou um que você possa fazer parceria e disponibilizar algum espaço para seus clientes.

Como abrir uma loja de sapatos: Investimentos

Como abrir uma loja de sapatos é fato que nenhum negócio começa com improvisação, O plano de negócios é a primeira ação executiva e a base para outras ações de gestão, mas com ele, você precisa fazer os cálculos de investimento necessários.

Além de levantar custos com fornecedores, antes de abrir uma sapataria, inclua o seguinte:

Fique ligado! Não cometa o erro de vender itens com base no custo sem atingir um valor competitivo em relação à concorrência, você pode fazer isso de outra forma.

Comece com os preços de venda que seus concorrentes estão implementando, determine seus custos e calcule seu lucro, E se o lucro do preço competitivo não for satisfatório? Sua loja deve manter os custos baixos.

2019 © Todos direitos reservados