No ambiente de negócios, todos já ouviram falar de capital de giro, mas, em essência, poucas pessoas sabem seu significado e seu impacto no desempenho da empresa. O objetivo deste artigo é desmistificar este tema e, de forma simples e direta, fazer com que você entenda os princípios desta ferramenta essencial para o sucesso da empresa. Veja:
O capital de giro corresponde aos bens e direitos de curto prazo da empresa, que podem ser convertidos em caixa pelo prazo de até um ano. O prazo não é uma regra, pois algumas empresas possuem um ciclo de produção / vendas que ultrapassa o prazo, então, por exemplo, em um estaleiro, a situação será diferente porque o prazo é maior.
No entanto, por se tratar de situações mais específicas, normalmente 12 meses são considerados como padrão para o capital de giro. Quando esse termo é usado, tanto o ativo quanto o passivo são chamados de “circulantes”. Portanto, concluímos que o ativo circulante representa o capital de giro em análise!
Mas como conquistar sem muitos problemas e ter uma reserva de emergência? No momento de mudança do mercado que você atua, pode ser importante ter um valor para que todos os gastos sejam cobertos. Porém como agir?
A nossa ideia é ter sempre um fundo de maneio ativo, nomeadamente CCL (ativo circulante – passivo circulante). Dessa forma, não precisaremos recorrer a empréstimos onerosos, ou mesmo a descontos repetidos, o que reduz muito as margens de lucro da empresa. Devido à má gestão do capital de giro, é difícil alcançar os resultados desejados no plano anual.
Em todas as situações possíveis, é melhor tornar o período de aceitação do cliente mais curto do que o período de pagamento do fornecedor. Entretanto, saiba que a situação inversa deve ser anotada na caixa registradora, renegociada ou devidamente reservada, para compensar temporariamente a diferença de tempo entre o recebimento e o pagamento. Isso para tudo sair conforme o planejado!
Para reforçar, é necessário contar com uma boa contabilidade e fazer registros corretos e verdadeiros da situação real da empresa para controlar o prazo médio de pagamento. Reserve um bom capital de giro para situações de emergência, como recebimento atrasado, para que não haja problema de solvência.
Sabe o que lhe ajuda a conquistar o valor necessário de Capital de Giro? Optar por contratar um escritório de contabilidade que entende do assunto. Desta forma, depois de realizar uma análise em toda sua empresa, as melhores ações serão indicadas. Mas como contratar um ótimo escritório de contabilidade?
Questões como capital de giro, fluxo de caixa, regime tributário e legalização de documentos te assustam? Você ainda pode ter um empreendimento lucrativo mesmo sem entender muito sobre questões como sobre gestão capital de giro.
A melhor maneira de garantir precisão nos processos de gestão financeira , fiscal, tributária e trabalhista de sua empresa é contando com a contabilidade adequada para seu modelo de negócio. Escolhendo o melhor que o mercado pode te oferecer, seus resultados sofrerão grandes melhorias.
O profissional da área contábil possui experiência em diversos âmbitos dentro do mercado, sendo assim, ele saberá o que é considerado a melhor solução para sua empresa.
Com o auxílio da Contábil Jaguaré, seu planejamento ficará redondo e assertivo. Isso será capaz de otimizar seu empreendimento como um todo, acarretando uma incrível otimização de recursos e por consequência, ampliará sua lucratividade.
Então tenha certeza que você irá contar com profissionais parceiros, honestos e muito bem qualificados! Entre em contato conosco para tirar dúvidas e solicitar um orçamento sem compromisso.
Enquanto você trabalha cuidando de sua empresa, nosso time irá atuar para que tenha cada vez menos gastos e finalmente consiga conquistar o sonhado capital de giro.
Gostou do conteúdo acima sobre capital de giro? Acompanhe nossos próximos posts.
2019 © Todos direitos reservados