Balanço patrimonial: entenda o que é!

Ao buscar um parceiro de negócios, as pessoas procuram por alguém com credibilidade. Dessa forma, o risco de ter algum problema cai drasticamente. Na contabilidade, uma das ferramentas para determinar a solidez de um negócio é o balanço patrimonial. 

Trata-se de uma obrigação fiscal do empresário junto ao governo. Sendo assim, decidimos falar da importância de se procurar um contador para ajudá-lo na hora de criar o seu balanço patrimonial. Vamos entender esse tema?

O que é o balanço patrimonial?

Esse balanço informará todo o patrimônio de uma empresa em um período predeterminado. Por isso, o balanço patrimonial não é um documento definitivo. Você deverá entregar um novo balanço da sua empresa todos os anos.

Contudo, essa tarefa não deve ser deixada para a última hora. O empresário deve organizar as informações do seu negócio para poder informar quais são os seus ativos e passivos. Quando a contabilidade é feita de maneira correta durante todo o ano, o escritório contábil consegue realizar o balanço de forma rápida. 

Sendo assim, converse com a sua equipe contábil para acompanhar esse trabalho e esteja disposto a ajudá-los sempre. 

O que são ativos?

O ativo da sua empresa é o conjunto dos bens que ela possui e que tem direito. Portanto, entram nessa lista o saldo bancário do negócio e tudo aquilo que pode se transformar em capital, como os equipamentos. As contas a receber também fazem parte do ativo de um empreendimento.

É importante frisar que os valores dos ativos fazem menção ao seu valor de compra. Por exemplo: se a empresa comprou um carro por R$ 50 mil, mas hoje o preço dele na Tabela Fipe é de R$ 35 mil, no balanço patrimonial, constará o primeiro valor. 

O que são passivos?

Os passivos também devem constar no balanço patrimonial. Eles tratam de tudo o que seu negócio tem como dívidas e obrigações. Nesse caso, podemos incluir custos com processos judiciais, empréstimos, fornecedores, tributos etc. Ainda que a empresa vá quitar algum desses débitos no dia seguinte ao da entrega do balanço, esse valor deverá entrar no documento. 

O que é patrimônio líquido?

Em linhas gerais, podemos defini-lo como o resultado do investimento que os sócios fizeram na empresa. O patrimônio líquido demonstrará se o empreendimento está dando lucro. Isso é fundamental para revelar a saúde financeira da companhia. 

Por que fazer o balanço patrimonial?

Em primeiro lugar, porque é uma obrigação prevista em lei. Além disso, sem os balanços patrimoniais, o negócio não terá acesso a crédito bancário, não atrairá a atenção de investidores, pode não conseguir os melhores fornecedores e ficará impedido de participar de licitações públicas, por exemplo. 

Como vimos, o balanço patrimonial é fundamental para quem quer tratar a sua empresa com profissionalismo e responsabilidade, tirando-a da informalidade. 

Se você quer ajuda na criação do seu balanço, fale conosco. Temos mais de 40 anos de experiência e podemos ajudá-lo!

2019 © Todos direitos reservados