Afinal de contas, como evitar problemas tributários?

Manter a organização tributária é fundamental para o bom funcionamento das empresas — além de contribuir para que elas tenham saúde financeira. Por isso, evitar problemas tributários é uma necessidade de todos os negócios, independentemente do porte do empreendimento. 

É claro que essa tarefa fica mais fácil quando o empresário mantém uma boa relação com o seu contador. Afinal de contas, esse profissional entende das nuances tributárias, estando atento às mudanças nos regimes tributários, além dos seus impactos nas empresas.

Por isso, resolvemos dar algumas dicas para que os empreendedores não tenham problemas relacionados aos seus tributos empresariais. Vamos lá?

1. Escolha errada do regime de tributação

A melhor maneira da empresa evitar problemas tributários é estando enquadrada no regime correto. Alguns dos regimes cobram impostos sobre o lucro, enquanto outros sobre o faturamento — como é o caso do Simples Nacional. Então, verifique por qual deles a sua empresa deve optar. 

2. Seja responsável com os documentos da empresa

Notas Fiscais e outros documentos relacionados ao setor de compras, devem ser armazenados com cuidado. O time da contabilidade precisará deles para conseguir calcular a margem correta de tributo que a empresa terá que pagar. 

Ademais, um setor de compras descontrolado é péssimo para os negócios, podendo dificultar o fluxo de caixa e as estratégias da empresa a médio e a longo prazo. 

3. Resistência às auditorias 

Em alguns casos, a empresa precisará de uma auditoria contábil particular para entender a causa de problemas tributários. Essa é uma das maneiras mais seguras para consegui identificar falhas nos processos de contabilidade e corrigi-los antes que prejudiquem o negócio permanentemente. 

Contudo, pode haver resistência por parte de sócios ou mesmo de todo a diretoria. Isso é um erro. Uma auditoria não tem como objetivo criminalizar o trabalho de nenhum setor, apenas de responder questões relacionadas às falhas de operação contábil. 

4. Falhas na transmissão de dados 

Todos os setores da empresa precisam entender que eles geram dados à contabilidade. Estoque, setor de compras, vendas, RH etc. Os processos desses profissionais serão usados pelo contador para que ele justifique a escolha tributária e busque as melhores soluções para o negócio. 

Por isso, é importante que a diretoria do negócio oriente todos os setores a contribuírem para as boas práticas contábeis. Cuidados básicos, como armazenarem informações de forma correta, já fazem a diferença. 

Evitar problemas tributários não é nenhum bicho de sete cabeças. É só a empresa organizar os seus processos internos e manter uma boa relação de comunicação com os contadores. 

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o com seus colegas empreendedores pelas redes sociais e grupos de WhatsApp. 

2019 © Todos direitos reservados