Um guia elaborado com o passo a passo de como abrir empresa na Zona Oeste ajudaria você a tirar o seu negócio do papel? Se a resposta for sim, então acompanhe este conteúdo até o final.
Desde o início do planejamento do negócio ao início das operações, são várias as etapas e procedimentos burocráticos que precisam ser seguidos, mas que infelizmente muitas pessoas nem sabem por onde começar. E por isso, pensando em otimizar e facilitar este processo, preparamos este artigo para ajudar novos empreendedores a abrir o seu negócio o mais rápido possível e lidar com toda a formalização.
O primeiro passo para ingressar no mundo empreendedor é, claro, começar a organizar todas as ideias e colocar tudo em prática. Literalmente tudo precisa estar no mesmo documento para facilitar o acesso a todas as informações.
Devem ser feitas pesquisas sobre a localização do negócio, reformas, número de funcionários, investimento inicial, possíveis campanhas de marketing e até mesmo o mercado e seu público-alvo. Também é essencial que você decida qual a será o seu tipo de negócio ou sua atividade empresarial. Com isso, será possível ter uma maior habilidade ao atuar no mercado de empreendedorismo. Entenda mais sobre isso:
1 – Conforme dito anteriormente, o mais recomendado é que se inicie com o planejamento. Veja alguns dos elementos que não podem faltar.
2 – Decida se você gostaria de fazer isso sozinho ou com um sócio
É muito importante determinar se você pretende iniciar uma empresa individual ou se vai formar uma parceria.
O benefício de ter mais pessoas é ter outras perspectivas para apoiar a gestão e ter melhores aportes financeiros. No entanto, a sociedade, por outro lado, pode gerar conflitos e os resultados devem ser distribuídos de acordo com a participação dos sócios.
3 – Defina a natureza jurídica e regime tributário
A natureza jurídica de uma empresa determina como ela é tratada legalmente, e o sistema tributário determina como os impostos são calculados e recolhidos. São exemplos de natureza jurídica os Empreendedores Individuais (EI), as Sociedades Anônimas Individuais (EIRELI), as Sociedades Limitadas (LTDA) e as Sociedades Simples. Os regimes tributários disponíveis são Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.
4 – Contrato Social
Um contrato social é como a certidão de nascimento de uma empresa, que reúne todas as informações sobre o negócio e marca a existência legal do negócio.
5 – Registre sua empresa na junta comercial do Estado
Com o contrato social pronto, o próximo passo é o registro na junta comercial. Uma vez cadastrado, você precisa solicitar um CNPJ junto à Receita Federal (em alguns estados, o processo é automático devido à integração do sistema).
6 – Inscrição Estadual ou Municipal
Após realizar registro da empresa é necessário fazer a inscrição municipal ou estadual de acordo com a atividade. Geralmente, as empresas comerciais devem ser registradas na esfera estadual porque cobram ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), enquanto as empresas prestadoras de serviços devem ser registradas na esfera municipal para recolher o ISS (Imposto Sobre Serviços).
Depois de entender todos os passos de como abrir empresa, o que ainda falta para sua ideia empreendedora se tornar realidade? Se você achou esse processo um tanto burocrático, nós podemos te ajudar!
Com a experiência de mais de 50 anos e aptidão para abrir empresa, independente do porte, nós vamos cuidar de todo este processo enquanto você se planeja para entrar no mundo dos empreendimentos. Tudo o que você precisa fazer é solicitar um orçamento sobre nossos serviços!
Lembrando que esta parceria também pode continuar existindo, onde podemos lhe ajudar com todas as demandas contábeis que forem surgindo no dia a dia.
Não deixe de falar com nosso time de atendimento!
Gostou do artigo sobre como abrir empresa na Zona Oeste? Tem mais dicas como está para empreendedores em nossas redes sociais! Acesse agora mesmo, estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.
2019 © Todos direitos reservados