Se está pensando em entrar no mundo dos negócios e abrir sua empresa para se tornar um empreendedor de sucesso então saiba que este artigo é para você!
Sabemos que muitas pessoas ficam inseguras antes de dar o primeiro passo rumo ao seu negócio e por isso resolvemos trazer alguns pontos essenciais que podem ser de grande ajuda.
Detalhamos sequencialmente os sete passos essências que irão te ajudar no processo de tirar a sua ideia empreendedora do papel, portanto não deixe de acompanhar até o final!
Antecipadamente, antes de iniciar qualquer processo é necessário que você tenha em mente qual será o endereço para a instalação do empreendimento e a partir daí descobrir se o local permite a execução das atividades que a sua empresa irá exercer.
Para isso, a prefeitura emite um documento chamado certidão de viabilidade e zoneamento que especifica com base na legislação, se a atividade prestada é ou não permitida no local escolhido pelo empreendedor.
Criar um nome exclusivo para o seu negócio é fundamental para que os consumidores identifiquem a sua empresa de forma rápida e também para que não confundam com outro empreendimento já existente. Além dos fatores citados, a Junta Comercial não permite nomes empresariais iguais dentro do mesmo estado e caso isto aconteça alguns transtornos podem ser gerados.
Neste caso a primeira coisa a se fazer é se certificar de que o nome escolhido já não é utilizado, após isso deve-se realizar a reserva afim de assegurar que outros empreendedores não registrem o nome durante a realização dos demais procedimentos.
Nesta fase você deve separar toda a documentação necessária para abrir empresa.
Quando se trata de empreendimento individuais são abertos via Requerimento de Empresário, já quando o negócio é legalizado como sociedade empresária ou Eireli deve-se redigir o contrato social.
O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica é o documento responsável por legalizar a empresa junto à Receita Federal. Além de indicar o número do CNPJ, também estarão destacadas as atividades que serão prestadas pela empresa, a data de abertura, o endereço, contato, nome fantasia e razão social e tipo de empreendimento.
O alvará de funcionamento é um documento que autoriza o empreendimento a exercer as atividades escolhidas no local de acordo com as normas estabelecidas. Este documento é fornecido pela prefeitura da cidade ou algum órgão governamental municipal.
A Inscrição Estadual é um número fornecido pelo Sefaz no Estado em que a empresa é registrada, portanto com este número o contribuinte passa a ter o registro formal do seu negócio junto à Receita Estadual.
O certificado digital é um documento eletrônico que possui dados da empresa que o utiliza, por isso ele serve como uma identidade virtual que confere a validade jurídica e a segurança digital em operações digitais.
Agora que você já sabe quais são as principais etapas para abrir a sua empresa que tal começar a colocar o plano em prática? O processo pode até parecer um pouco burocrático e demorado, no entanto saiba que uma forma simples e prática de facilitar este processo é optar pelo auxílio de um bom escritório de contabilidade.
Além disso, vale ressaltar que um contador pode ser útil não somente durante a abertura de empresa mas também após todo o processo oferecendo suporte e ideias estratégicas que irão alavancar o seu negócio. Ou seja, definitivamente a parceria entre empreendedor e contador é um ponto chave para alcançar o sucesso.
Estamos neste ramo de mercado a mais de 50 anos e dispomos de profissionais parceiros, honestos e bem capacitados para resolver os seus problemas e que com toda a certeza irão te ajudar nas demandas burocráticas do dia a dia.
Conte com a experiência e aptidão da Contábil Jaguaré para abrir a sua empresa, nós podemos te ajudar com este processo! Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento personalizado.
Gostou do conteúdo acima sobre abertura de empresa? Então acompanhe nosso escritório nas redes sociais, nós estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.
2019 © Todos direitos reservados