7 dicas para elaborar um planejamento anual fiscal e contábil eficaz

A gestão de informações no mundo empresarial é muito valiosa. Isto porque com base em dados, é possível prever e se prevenir de diversos fatores, criando uma visão de negócio estratégica. Por isso se planeje para o próximo ano e garanta melhores resultados. Veja 7 dicas para produzir seu planejamento anual fiscal e contábil:

1-Análise de desenvolvimento do ano atual

O primeiro passo para montar um planejamento eficiente é analisar seu cenário atual. Veja o que foi feito ao longo do ano e quais os resultados isso trouxe. Avalie os custos operacionais e o faturamento, os métodos tomados foram rentáveis?

Os dados adquiridos irão gerar um diagnóstico de negócio, por isso a organização das movimentações da empresa deve estar sempre em dia.

2-Pontos de melhoria

Após o levantamento dos dados, verifique os setores da empresa que não estão se desenvolvendo de forma plena ou que estão trazendo certos prejuízos. Foque nisso e crie estratégias que serão capazes de sanar o problema, otimizando seu crescimento.

3-Avaliando a situação dos concorrentes

Cheque de forma geral como foi o desempenho anual de seus concorrentes, pois um ano sem muito crescimento em seu setor pode não ser sua culpa, mas sim do mercado. Por isso verifique o cenário como um todo e as linhas que seus concorrentes estão seguindo. Não fique atrás, acompanhe as inovações do mercado e sempre tente implementar um diferencial de negócio.

4-Novas metas e objetivos

Como citado anteriormente, inove em seus métodos. Tente implementar novas estratégias e seguir novas linhas, especialmente se você não está recebendo o retorno esperado. Trace objetivos realistas para se seguir, hoje já existem ferramentas que são capazes de auxiliar na tomada de decisão e gestão do planejamento fiscal e contábil.

5-Crie um cronograma

Depois do alinhamento dos itens acima, começa realmente o planejamento. Você já tem o estudo do cenário (o que os concorrentes andam fazendo e quais as suas potencialidades x fraquezas), definiu metas e traçou objetivos. Sendo assim, pode ordenar facilmente as suas obrigações fiscais e traçar toda a gestão contábil, que afinal, é a grande responsável por manter seu negócio no mercado e se permanecer em ascensão. Faça um cronograma para que tudo seja feito no tempo pretendido.

6-Definição do orçamento

Assim como o cronograma, o orçamento deve ser definido. Trace como, quando e onde serão seus investimentos. Quais impostos serão cobrados de sua empresa? Quanto será necessário gastar com cada setor interno? A estratégia de negócio é viável para sua atual situação?

Responda essas perguntas com conhecimentos técnicos na área contábil, para que sejam assertivas e o diagnóstico se torne seguro.

7-Análise do regime tributário

Como foi o crescimento da sua empresa este ano? Com base na evolução do seu faturamento, será que não está sendo mais viável a modificação do regime em que você está enquadrado?  Para responder isto deve-se ser feito uma análise criteriosa. Com isso você pode reduzir gastos de forma brusca e legal.

Assessoria contábil

Esta dica é extra e pode ser uma das que mais trarão resultados. A assessoria contábil possui experiência ampla nestas etapas de negócio. Para uma empresa que presta este serviço, as atividades fiscais, tributárias e financeiras são parte da rotina. Imagine então contar com um escritório que possua mais de 50 anos no mercado! A Contábil Jaguaré se orgulha de ter a satisfação de seus clientes. Resolvemos suas demandas com agilidade e precisão. Conheça nossos serviços e nos deixe te orientar até o sucesso: https://bit.ly/34aIKwW .

2019 © Todos direitos reservados